Sejam Bem Vindos e Bem Vindas!

Esta página é para compartilhar informações e divulgar a ideia de usar sacolas retornáveis, sejam elas de pano, naylon, lona, ou outro material que possa possibilitar ser retornável, evitando assim o uso das sacolinhas plásticas que infestam o mundo, contaminando e matando a vida útil do planeta (e literalmente matam muitos animais que as confundem com alimentos nas águas).
Eu apoio o não uso de sacolinhas plásticas, e também faço sacolas, sem fins lucrativos, para realmente divulgar a ideia, o possível custo delas é somente para ter retorno para fazer outras mais.
Mas esse blog não tem a intenção de venda, e sim de divulgação!

Chega de sacolinhas plásticas!







segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Saco de Jornal de Origami

Olá,
Tinha acabado de chegar do supermercado meio revoltada, pois presenciara um senhor que havia acabado de comprar um saco de pães e após pagar no caixa, colocou o saco de pães dentro de duas, sim, duas sacolinhas de plástico, e depois ainda por cima, pegou mais um bolo de sacolas na mão e enfiou dentro das outras, meio que querendo esconder.
"Como pode isso?", pensei, "só pode ser para usar como saco de lixo em casa, para economizar sacos". Mas por "coincidência", assim que cheguei em casa, recebi este email de uma amiga e achei legal publicar aqui!
Ideias boas e simples que ajudam a minimizar o desperdício!
Bjs,
Sol
...
...
Texto do email:
É o fim das desculpas para continuarmos usando sacolas plásticas e poluindo nosso planeta!
É simples e ecologicamente correto.

Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. Para ver melhor os detalhes, clique na foto para aumentar.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Que tal?


Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

12 comentários:

  1. Aqui agente manda para reciclagem todos os jornais...boa ideia para lixo seco!

    Adorei!
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito jornal velho em casa(compro diariamente), mas a folha é pequena por isso o cesto ficou pequenininho. Vou tentar imendar as folhas para fazer um cesto maior.

    Ótima matéria!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É, eu sei que dá um pouco de trabalho, mas juntar as folhas pequenas é uma boa e demonstra a sua preocupação. Ótima ideia!

    ResponderExcluir
  4. Amei.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa idéia!

    Parceria Gratuita
    http://www.cursos24horas.com.br/parcerias/parceiro.asp?cod=promocao3689&id=3997&url=afiliados


    ===============================================
    Dicas de Cursos Online:

    Curso Online de Reciclagem e Energias Renováveis - Certificado em Casa!

    http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao3689&id=3997&url=cursos/reciclagem-energias-renovaveis

    Curso Online de Educação Ambiental - Certificado em Casa!

    http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao3689&id=3997&url=cursos/amb.asp

    Lista de Cursos
    http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao3689&id=3997&url=cursos.asp

    Rocha!

    ResponderExcluir
  6. Ola So, coloque essa mensagem no diHITT, para que outras pessoas conheça seu Blog, pois é muito informativo bjs nanan

    ResponderExcluir
  7. obs: onde se lê coloque, ler-se coloquei

    ResponderExcluir
  8. Excelente Sol! Vou tentar implementar sua idéia no meu prédio, ensinando as crianças a fazerem os sacos. Aqui temos 92 aptos, se conseguirmos que uma família acate a idéia, já estarei satisfeita, porque esse, a gente sabe, é um trabalho de formiguinhas!

    ResponderExcluir
  9. é bem complicado + comçegui faze

    ResponderExcluir
  10. Oi gostei bastante da ideía....
    Trabalho em uma escola estadual (ensino fundamental) e vou ensina os alunos a fazerem,
    pois, é bem interessante, prq na minha cidade (Jundiaí) a sacolinha ja foi proibida a alguns meses

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da postagem. Nós do grupo de consumo solidário em São Carlos estávamos procurando essa informação. Obrigada. Já até fiz o dever de casa, compartilhando em diversas listas e redes sociais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Poxa, muito legal os comentários, faz um tempo que não venho por aqui (muito trabalho, mas compensador).
    Fico feliz pela ideia ajudar, foi uma amiga que trabalha com origami que compartilhou as fotos e explicações. Assim que eu conseguir mais dicas úteis venho para compartilhar!
    Bjs,
    Sol

    ResponderExcluir