Sejam Bem Vindos e Bem Vindas!

Esta página é para compartilhar informações e divulgar a ideia de usar sacolas retornáveis, sejam elas de pano, naylon, lona, ou outro material que possa possibilitar ser retornável, evitando assim o uso das sacolinhas plásticas que infestam o mundo, contaminando e matando a vida útil do planeta (e literalmente matam muitos animais que as confundem com alimentos nas águas).
Eu apoio o não uso de sacolinhas plásticas, e também faço sacolas, sem fins lucrativos, para realmente divulgar a ideia, o possível custo delas é somente para ter retorno para fazer outras mais.
Mas esse blog não tem a intenção de venda, e sim de divulgação!

Chega de sacolinhas plásticas!







segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Um Pouco Sobre Sacolas Plásticas

O saco de plástico (ou sacola) é um objeto utilizado no cotidiano para transportar pequenas quantidades de mercadorias. Introduzidos na década de 1970, os sacos de plástico depressa se tornaram muito populares, especialmente através da sua distribuição gratuita nos supermercados e outras lojas. São também uma das formas mais comuns de acondicionamento dos resíduos doméstico e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem. Os sacos plásticos podem ser feitos de polietileno de baixa densidade, polietileno linear, polietileno de alta densidade ou de polipropileno, polímeros de plástico não biodegradável, com espessura variável entre 18 e 30 micrometros. Anualmente, circulam em todo o mundo entre 500 bilhões a 1 trilhão destes objetos.

O saco de plástico é uma forma muito utilizada pelo homem e também muito prejudicial para o meio ambiente. Este serve de transporte para alimentos,mercadorias e objetos diversos. São práticos para o homem, porém péssimos para o ambiente.

Problemas ambientais

Os sacos de plástico não são formas de transporte inócuas para o ambiente por dois motivos essenciais: o elevado número de sacos produzidos por ano (cerca de 150 por pessoa por ano) e a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a manufactura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.

Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam a sua vida em lixeiras, ou como resíduos ou como contentores de desperdícios. na verdade estes objectos ocupam apenas cerca de 0,3% do volume acumulado nas lixeiras. Mesmo assim, dada a sua extrema leveza, se não forem bem acondicionados os sacos de plástico têm a tendência de voar e espalhar-se pelo meio ambiente. Esta situação pode provocar outros tipos de [[poluição].

Quase todos os sacos de plástico não acondicionados em lixeiras acabam, mais cedo ou mais tarde, por chegar aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção para este problema e citam o fato de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas morrerem asfixiadas por sacos de plástico. O caso ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.

Leia mais no Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Saco_de_pl%C3%A1stico

Nenhum comentário:

Postar um comentário