Sejam Bem Vindos e Bem Vindas!

Esta página é para compartilhar informações e divulgar a ideia de usar sacolas retornáveis, sejam elas de pano, naylon, lona, ou outro material que possa possibilitar ser retornável, evitando assim o uso das sacolinhas plásticas que infestam o mundo, contaminando e matando a vida útil do planeta (e literalmente matam muitos animais que as confundem com alimentos nas águas).
Eu apoio o não uso de sacolinhas plásticas, e também faço sacolas, sem fins lucrativos, para realmente divulgar a ideia, o possível custo delas é somente para ter retorno para fazer outras mais.
Mas esse blog não tem a intenção de venda, e sim de divulgação!

Chega de sacolinhas plásticas!







segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Consumismo

O problema das sacolinhas plásticas é mais do que uma questão ambiental, é sim uma questão de costumes, de consumismo. As pessoas não se dão conta do problema que causam usando desenfreadamente esse material, pois simplesmente o descartam sem querer saber para onde vão, e é uma questão cultural, achar que os recursos naturais são ilimitados, mesmo com tanta informação circulando mostrando exatamente o contrário.
Em vários países desenvolvidos, como a Irlanda por exemplo, há uma taxa sobre cada saco plástico que se recebe no comércio (PlasTax). Essa iniciativa na Irlanda já arrecadou milhões de euros para serem aplicados em projetos ambientais, e também incentivou a redução do uso das sacolas plásticas em 90%. Outros países também tomaram este tipo de medida, e funcionou muito bem.
Tá vendo como resolve mexendo no bolso das pessoas? Em Bangladesh as sacolas foram proibidas e há até pena de prisão para quem insiste no uso (fonte: wikipedia).

Deixo aqui um vídeo que mostra números e imagens do problema com essas sacolinhas plásticas tão gentilente cedidas nos comércios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário