Sejam Bem Vindos e Bem Vindas!

Esta página é para compartilhar informações e divulgar a ideia de usar sacolas retornáveis, sejam elas de pano, naylon, lona, ou outro material que possa possibilitar ser retornável, evitando assim o uso das sacolinhas plásticas que infestam o mundo, contaminando e matando a vida útil do planeta (e literalmente matam muitos animais que as confundem com alimentos nas águas).
Eu apoio o não uso de sacolinhas plásticas, e também faço sacolas, sem fins lucrativos, para realmente divulgar a ideia, o possível custo delas é somente para ter retorno para fazer outras mais.
Mas esse blog não tem a intenção de venda, e sim de divulgação!

Chega de sacolinhas plásticas!







sábado, 14 de agosto de 2010

Varal de Garrafa Pet

Varal feito do fio de garrafa PET, sem processo industrial, cortado por máquinas e inventado (inclusive as máquinas), por Claudinei de Lima, morador de Diadema e que faz parte de uma Cooperativa do ABC, a Coopcent ABC - Cooperativa de 2o Grau dos Catadores do ABC. Essa atividade da produção e venda do varal de Pet, procura agregar valor ao material, ajudando com as despesas da Cooperativa.
Todos os equipamentos utilizados na produção do varal foram montados com peças usadas, e com duas garrafas Pet, é possível fazer um varal de 10 metros.Eu há muito tempo uso esse varal e posso afirmar que é muito resistente.
Iniciativas como estas ajudam a diminuir a quantidade de garrafas pet que infestam os lixões, bocas-de-lobo e principalmente os rios, e mostram que muitas pessoas teêm consciência e interesse em diminuir os impactos das mesmas no meio ambiente, mas infelizmente ainda é muito pouco, e é necessário fomentar medidas mais eficazes para impedir que essas embalagens sejam descartadas de forma errada. Isso deveria ser dever da população e governo, pois sou contra colocar a culpa das enchentes toda no governo (que tem parcela da culpa, pois é responsável pela coleta e destinação do lixo), mas enquanto as pessoas não tiverem a consciência de descartar corretamente seus resíduos, encaminhando o material para a reciclagem, o problema não terá solução.
Vivo perto de comunidades carentes e vejo sempre as pessoas jogarem seus rejeitos ao lado de sua casa, nos rios ou em depósitos irregulares de lixo, e depois, com uma "boa chuva", o mesmo material que elas descartaram volta para dentro das casas que estão à beira dos rios, inclusive para parte das casas que contribuíram para a enchente.


Leia mais sobre o varal de PET e a Coopcent ABC no seguinte documento online: http://www.abipet.org.br/noticias/Coopcent%20abc.pdf

4 comentários:

  1. Ótimaaa idéia,oq tem de garrafa pet por ai não é brincadeira,além do problema que ela causa no nosso ambiente,tem as pessoas que não tem conciênica e as jogam em qualquer lugar,em vez de reciclar,bom eu não sou de usar muito,mais quando usar gostaria de saber de pontos que eu poderia deixar,pra futuramente virar esse material tão usados,por nós mulheres dona de casa hihihi,muito Booom

    ResponderExcluir
  2. Legal Gi, é mesmo um enorme problema. Quanto a ponto de coleta para esse destino, varal, não tem um ainda, pois a cooperativa produz pouco varal por enquanto e já tem os grupos que fornecem. Mas logo logo no Zaira vai ter um posto de coleta de materiais e poderá doar a eles. Mantenho informada! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. preciso urgente da maquina entrelaçadeira, onde posso comprar
    nalvapivato@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. tenho muito orgulho de saber q existe gente q se preocupa com o meio ambiente, tenho mais orgulho ainda sabendo q existe gente q valoriza esse trabalho com varal de garrafa pet.
    meu nome é geovanna pereira de lima filha desse grande inventor q se preocupa com o futuro de todos eu sei o quanto ele ta lutando. hoje em dia o varal de garrafa pet tem em varias lojas de 1,99. a fabrica não é mais em Mauá, e agora existe duas fabricas em diadema e em Suzano.

    ResponderExcluir