Sejam Bem Vindos e Bem Vindas!

Esta página é para compartilhar informações e divulgar a ideia de usar sacolas retornáveis, sejam elas de pano, naylon, lona, ou outro material que possa possibilitar ser retornável, evitando assim o uso das sacolinhas plásticas que infestam o mundo, contaminando e matando a vida útil do planeta (e literalmente matam muitos animais que as confundem com alimentos nas águas).
Eu apoio o não uso de sacolinhas plásticas, e também faço sacolas, sem fins lucrativos, para realmente divulgar a ideia, o possível custo delas é somente para ter retorno para fazer outras mais.
Mas esse blog não tem a intenção de venda, e sim de divulgação!

Chega de sacolinhas plásticas!







terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lei 5.502 das Sacolas Plásticas - Rio de Janeiro

Agora está valendo, Lei Estadual 5.502, sancionada em 15 de julho de 2009, prevê o recolhimento de sacolas de plástico compostas de polietilenos, polipropilenos ou similares, e a substituição por bolsas retornáveis.

Os estabelecimentos tiveram um ano para se adaptar à nova lei, e segundo ela, o supermercado deve oferecer um desconto de R$0,03 a cada cinco itens adquiridos por pessoas que não quiserem levar as sacolas plásticas, incentivando a redução das mesmas. Outro incentivo é a troca de 50 sacolas por 1kg de alimento da cesta básica. O estabelecimento que desobedecer à lei pode levar multa de até R$30 mil.

Poxa, bem que essa lei poderia "pegar" em todos os estados do Brasil e em todo o mundo onde ainda não há essas leis de incentivo à redução desses materiais!!!

Quem quiser pode ler a lei na íntegra no site O Eco: http://www.oeco.com.br/blog-ecocidades/24187-lei-das-sacolas-de-plastico-ja-vale-no-rio

6 comentários:

  1. Ei! Estou adorando isso aqui.

    Por aqui alguns supermercados tentam se organizar para não oferecer a sacolas plásticas. Só veirando lei mesmo!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. eu adorei a bolsa é linda obrigado,vamos incentivar o povo a se preocupar c/ meio ambiente e usar bolsa de pano
    bjs sua mana sandra

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Elza, espero com o tempo colocar mais curiosidades e coisas interessantes para chamar atenção..., os supermercados se organizam para não oferecer sacolinhas, ou melhor, oferecer sacola retornável a preços bem acessíveis, mas só com lei mesmo para a população ter maior "consciência" e os supermercados terem medidas mais drásticas, pois mexe-se no bolso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Valeu Sandra, mas não precisa ser só bolsa de pano, pode ser qualquer bolsa que seja retornável, que se use muitas e muitas vezes, ou usar caixas nas compras quando se vai de carro, evitando assim o uso da terrível sacolinha de plástico. Aliás, precisamos evitar comprar tudo que venha gerar muito lixo desnecessário, avaliar as embalagens, pois aí onde vocês moram é pior que aqui pois não há coleta e vocês queimam. Isso precisa mudar!
    Bjs para todos!

    ResponderExcluir
  5. AINDA NÃO VI NENHUMA " SACOLINHAS " QUE TENHA PERNINHAS E VONTADE PRÓPRIA PARA IREM TOMAR BANHO EM LAGOAS , RIOS E MARES ...KKKK
    SE FORAM É PQ ALGUÉM JOGOU LÁ ...QUE TAL PRIMEIRO RECICLARMOS O SER HUMANOE E PARAR DE FAZER DEMAGOGIA COM O PLASTICO ... ELE SALVA VIDAS TRANSFOMOU NOSSAS VIDAS MUITO MAIS FÁCEIS , BARATEOU PRODUTOS QUE JAMAIS SONHAMOS EM TER ... É UMA HIPOCRISIA , POIS AS SACOLAS RETORNÁVEIS TAMBÉM SÃO DE MATERIAL PLÁSTICO E O PIOR DA CHINA ...ESTAMOS IMPORTANTO LIXO DA CHINA ..E SEGUINDO O RACIOCÍNIO DESSA LEI RIDÍCULA ENCABEÇADA PELO CORRUPTO DO MINC ...DEVERIAMOS PARAR DE PRODUZIR TAMBÉM , PNEUS , GELADEIRAS , SOFÁS , AUTOMÓVEIS , GARRAFAS PET ETC, ETC, E ETC... ATÉ "PRESUNTO" (CADÁVER) ..PQ TUDO ISSO ENCONTRAMOS NOS RIOS E MARES E TAMBÉM ENTOPEM ...E PLASTICO HJ JÁ NÃO É MAIS FEITO COM PETRÓLEO E SIM COM CANA DE AÇUCAR .. PPLIETILENO VERDE ...ESTUDEM ANTES DE FALAR BESTEIRAS SÓ POR MODISMO !!! A EUROPA INTEIRINHA USA PLÁSTICO , EUA, IDEM JAPÃO NEM SE FALA ... AGORA NA TERRA DE ÍNDIO QUEREM INVENTAR MODA JÁ ULTRAPASSADA.
    Marcus Boller .

    p.s- quem criou esse blog está comercializando bolsas retornáveis não está ? kkkkk entendi !!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sr. Marcus Boller.
    Entendo que fique irritado, realmente "a gente" precisa estudar mesmo... eu trabalho com isso, com reciclagem e dando apoio a grupos de coleta seletiva na Grande SP, e realmente, se pudéssemos reciclariamos o ser humano que é o culpado pelo descarte inadequado destes e outros materiais, mas não é possível.
    Aqui conversamos sobre alternativas e oxalá cheguem as pessoas essas informações que estão por todos os lugares, e sacolas retornáveis são boas até um certo ponto, e não, EU NÃO comercializo sacolas retornáveis, sou até contra, pois temos muitas alternativas, é só o nome do blog, pois eu fazia sim, e dei várias de presente. E para sua informação, poucas sacolas são feitas de cana de açucar, muito poucas MESMO.
    Mas enfim, não tive mais tempo de atualizar esse blog, e não vi seu comentário antes, que diga-se de passagem, tem tom grosseiro, mas cada um, cada um né? O blog nõa foi feito para agredir ninguém.
    Em todos esses lugares que usam plástico que o senhor citou, eles tem alternativas, boas ou não... não vou discutir isso, mas eles não saem descartando nas ruas e rios...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir